Tatuagens podem ser removidas com aplicações de laser

19/06/2011 13:40

Antes de fazer uma tatuagem é preciso pensar bastante e decidir com calma o que será gravado no corpo, pois se trata de uma marca permanente. Mas os avanços dos procedimentos estéticos mostram técnicas para remoção de tatuagens cada vez mais modernas.

As técnicas a laser são as mais utilizadas para “apagar” de vez as tatuagens do corpo caso a pessoa enjoe ou se arrependa. Mas para eliminar o desenho por completo, é preciso se submeter a várias sessões. A quantidade de aplicações do laser varia dependendo do tamanho da tatuagem, profundidade do pigmento e das cores utilizadas nos desenhos.

Para cada cor é preciso utilizar um tipo de laser diferente, que um atinge uma gama de cores específicas. As tatuagens com pigmentos profundos não podem ser removidas por completo da pele. Geralmente, o local fica com uma sombra do que foi a tatuagem ou uma mancha esbranquiçada, que pode sair da pele com o tempo ou não.

É importante ressaltar que, por mais avançadas que sejam, as técnicas para remoção de tatuagens não são procedimentos totalmente indolores, mas o desconforto causado é tolerável.

Para evitar o incômodo durante as aplicações, uma alternativa é utilizar cremes anestésicos no local que vai receber o laser uma hora antes das sessões.

Quem deseja remover tatuagens do corpo deve sempre procurar profissionais capacitados e verificar se o estabelecimento é reconhecido e aprovado pela Vigilância Sanitária para não colocar a saúde em risco.