Pesquisa aponta caminhos para campanhas do setor de beleza
A brasileira está descontente com a própria aparência. Só duas em cada 10 estão totalmente satisfeitas com o próprio corpo e uma em cada 20 tem insatisfação total. É o que revela a pesquisa, Opiniões e Hábitos de Beleza da Mulher do Século XXI, feita pelo Grupo Datastore com 1,2 mil mulheres de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da empresa, Marcus Araújo, a amostragem abrange um público alvo formado por 7,07 milhões de mulheres na faixa etária de 13 a 70 anos e cada 1% apontado no estudo equivale a 70,7 mil mulheres.
Ele conta que as mulheres que são maiores referências para comerciais de produtos do setor de beleza apontadas por todas as faixas etárias são Vera Fischer, seguida por Xuxa e Ana Paula Arósio. Porém, Xuxa é a primeira para quem tem de 15 a 19 anos e Sandy é a predileta as adolescentes com idade de 13 a 15 anos. Vera Fischer liderou os resultados em todas as faixas etárias acima dos 30 anos.
As prioridades de consumo da mulher para atingir a beleza padrão são: exercícios (64%), dieta (45%), maquiagem (41%), cosméticos (39%) e cirurgia plástica (30%) sendo que o grande vilão do rosto é o cabelo. O comportamento da mulher é imediatista, valoriza mais o hoje, do que o amanhã, ressalta Araújo. Só para se ter uma idéia, enquanto 81% dizem carregar maquiagem na bolsa, só 15% levam filtro solar para proteger a pele.
A dica para formar kits de venda casada, ou promoções no ponto de venda do tipo "leve e ganhe", presilha de cabelo lidera na preferência já que 55% carregam o acessório na bolsa, contra um índice de 49% levam espelho e 28% lixa de unha.
Outra dica para publicitários é que 72% das entrevistas afirmam se preocupar com a beleza para responderem à pressão masculina e 80% para responderem à crítica de outras mulheres. Isso significa que propagandas onde as mulheres provocam as próprias mulheres à compra, podem vender mais.
Considerando o tempo disponível para cuidados pessoais a praticidade deve predominar nos lançamentos de produtos de beleza afirma Araújo. Isso porque, 66% das mulheres declararam ficar no máximo até 30 minutos por dia diante do espelho.