Mercado de beleza quintuplica faturamento em 13 anos

19/06/2011 22:30

Trabalhar com produtos e conceitos na área de beleza e estética no Brasil é um excelente negócio. De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o segmento quintuplicou o faturamento entre 1996 e 2009, alcançando a marca de R$ 24,9 bilhões e tornando-se o terceiro mercado mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.


De acordo com dados divulgados pela entidade, os principais fatores que influenciaram o desenvolvimento desse mercado no Brasil foram o desenvolvimento da indústria, a crescente participação ( e consequente aumento no poder aquisitivo) das mulheres no mercado de trabalho e a utilização de tecnologia de ponta, o que otimizou a produtividade.


Em 15 anos, no período de 1994 a 2009, o crescimento da geração de empregos no segmento foi de 143% apenas em salões de beleza. Em decorrência da demanda por mão-de-obra, os centros de qualificação profissional também foram impulsionados pelas oportunidades geradas.


Paulo Tanoue, CEO do Instituto Embelleze, explica que "o mercado de beleza continua dando sinais da sua força no país e crescerá ainda mais se houver investimento também na educação. Essa é uma área em que não existe desemprego, absorve muita mão de obra, mas exige pessoas habilitadas".