Goiás se insere no mercado nacional de franquias de beleza

17/06/2011 16:39

A curva de crescimento positivo que aquece o mercado brasileiro de franquias também favorece o ciclo da economia goiana. Com o setor aquecido, expectativa de faturamento de R$ 87,2 bilhões em 2011 e alta também para 2012, empresas consolidadas em Goiás investem no sistema de venda de know-how. Apenas em 2010, quatro organizações do Estado entraram para o mercado de franchising, há outras que planejam para 2012 a expansão dos negócios além das fronteiras de Goiás e as que já estão no mercado trabalho para alçar voos mais altos.

Para se ter ideia do investimento dos empresários goianos no setor, levantamento da consultoria Rizzo Franchise indica que a rentabilidade das 17 maiores franqueadoras do Estado já alcança a casa dos R$ 90 milhões e todas trabalham em planos de expansão de unidades franqueadas. Nos últimos cinco anos, Goiás registrou o melhor desempenho nacional em termos de empresas franqueadoras com taxas de expansão média de 14%.

O cenário é tão promissor, que a cartela de vendas de marcas do Estado está se diversificando. Apesar da comercialização de patentes do setor de alimentação ser dominantes entre os franqueadores goianos, já há também participação mercadológica dos segmentos de sistemas de alarme, revistaria, fotografia e calçados. O empresário Bené Pires, por exemplo, inaugurará em 2012 a inserção de Goiás no mercado nacional de franquias de beleza. A marca e modelo de funcionamento do Le Touche serão expandidos para os mercados de Brasília e Anápolis. “Começaremos por Brasília porque o salão já é muito respeitado por brasilienses. Temos grande número de moradores de Brasília na nossa cartela de clientes,” diz o sócio-proprietário da empresa.

Consolidação construída, segundo ele, graças à ousadia dos proprietários de oferecer aos clientes muito mais do que é esperado em um salão de beleza. A empresa de Bené, Inês Biazzi e Ivani Barroso oferecer, por exemplo, loja de cosmético, restaurante, boutique, spa, academia, centro estético, além de serviços de garçom e manobrista. Não por acaso, o Le Touche tem hoje 15 mil clientes registrados no cartão fidelidade e é considerado um dos maiores salões do Centro-Oeste. “O padrão de qualidade goiano pode sim atender e conquistar outros grandes mercados,” pondera.

A estratégia adotada pela empresa é abrir outras duas unidades este ano em Goiânia e investir no fortalecimento da marca para em 2012 direcionar atenção ao setor de franchising. “Muitos salões fecham porque não têm história, não têm um nome forte. A ideia é levar para outros lugares do país um modelo de funcionamento, de gestão, que é mercadologicamente reconhecido,” acrescenta. Os números não deixam de indicar que a decisão de Bené é acertada. O segmento esporte, saúde, beleza e lazer ocupa o quinto lugar no ranking de faturamento no setor de franquias. Mas não é apenas ele. O mercado como um todo é um dos mais promissores do Brasil.

Goiás
De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF) o desempenho de 2010 mostra crescimento de 20,40% frente a 2009. O faturamento alcançou a marca de R$75.987 bilhões e deve crescer em mais de R$ 11,2 bilhões apenas este ano. A expectativa é que 2011 feche com elevação de 15% frente a 2010. O número de redes em operação no País também acelerou. A quantidade de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 86.365, incremento de 8% em relação ao ano anterior.

Na 10ª posição do ranking nacional, o Estado de Goiás detém 2% do total de franquias espalhadas pelo Brasil. O Distrito Federal está na 9ª posição, com 2,6%. A maioria está, respectivamente, em São Paulo (37,6%), Rio de Janeiro (12,2%) e Minas Gerais (6,1%). Os dados são de 2010 e ainda não revelam se houve alteração no cenário diante dos resultados obtidos no primeiro semestre deste ano. Para se ter ideia do potencial do setor, apenas nos cinco meses deste o ano, surgiram cerca de 60 novas redes.  A expectativa da ABF é de que mais 90 sejam abertas até o fim do ano. Segundo o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, o setor está sendo impulsionado pela oferta de crédito, o aumento do poder de compra dos brasileiros e pelo próprio momento econômico vivenciado pelo País. Apenas em 2010 surgiram 212 redes de franquia no mercado. Goiás teve participação em 1,8% delas.

 

O cenário favorável também em Goiás fez, inclusive, que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO) lançasse o Programa de Franquias Goianas. O objetivo é oferecer suporte aos empresários quanto ao processo de formatação de franquias, aos dados operacionais e mercadológicos, além de apontar as vantagens e as desvantagens do sistema. O Estado é destaque também entre os franqueados. Segundo pesquisa da Rizzo Franchise, Goiânia figura entre os 10 melhores lugares do País para abertura de franquias.

Giselle Carvalho

 

Trio inaugurará a inserção de Goiás no mercado nacional de franquias de beleza

Modelo de funcionamento do Le Touche será expandido para Brasília e Anápolis