Cera fria, coragem!
A cera fria é indicada para mulheres muito corajosas, sensíveis ao calor ou que não têm tempo de freqüentar os salões de beleza. A técnica é prática e o resultado é perfeito, apesar da dor. "Como não tem uma fonte de calor para amolecer a pele, o processo torna-se mais dolorido. Em contrapartida, a pele não sofre com as altas temperaturas", explica a dermatologista do Jacques Janine do Shopping Jardim Sul, Cláudia Ribeiro.
A aplicação é fácil. A cera é colocada em papel celofane e logo depois colada na área a ser depilada. As folhas são usadas ater perderem o poder de puxar os pêlos.
As pernas são o melhor lugar para utilizar a cera fria e o efeito dura o mesmo tempo que a depilação com roll-on.
Por ser geralmente feita em casa, a depilação com cera fria é higiênica, mas exige os mesmoscuidados de limpeza da pele. Quem é que nunca recorreu às lâminas ou aos cremes depilatórios na hora da correria? Apesar de serem bons quebra-galhos, podem gerar a foliculite (aqueles pêlos encravados que mancham a pele).
As lâminas devem estar sempre muito limpas e novas para evitar que a pele fique machucada ou com alguma irritação. Vale amolecer um pouco os pêlos com cremes específicos ou água quente e claro, tomar muito cuidado para não sair com um corte.
Os cremes depilatórios agem superficialmente e dissolvem o pêlo. O resultado é semelhante ao da lâmina. Eles pedem uma prova para verificar se a pele aceita a química e ao aplicá-los, deve-se seguir a risca as instruções do fabricante para evitar irritações.
"Estes métodos não arrancam o folículo piloso e por isso o pêlo volta rapidamente a incomodar. Eles não engrossam os pêlos mas o toque é sempre áspero", explica a dermatologista do Jacques Janine do Shopping Jardim Sul, Cláudia Ribeiro.